segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Pixel, resolução, profundidade de cor

A palavra pixel é oriunda da junção dos termos picture e element, formando, ao pé da letra, a expressão elemento de imagem. Ao visualizarmos uma imagem com alto índice de aproximação ,é possível identificar pequenos quadrados coloridos nela, que, somados, formam o desenho completo.
Esses pontos, que são a menor parte de uma imagem, levam o nome de pixels. A partir da noção do pixel como uma medida da qualidade das imagens, foi propagado o termo “resolução” para atribuir quantos pixels em altura e largura uma foto tem.







A resolução é o que define em quantas vezes a imagem será fragmentada em cada direção, ou seja, a quantidade e o tamanho destes quadradinhos. Exemplo: resolução de 800 x 600 significa que a sua imagem será formada por 800 quadrados de largura e 600 de altura. Não é difícil deduzir que quanto menores forem estes quadrados melhor será a qualidade do desenho formado, ou seja, quanto maior a resolução melhor será a qualidade das imagens formadas em seu vídeo. No caso do Windows, também será maior a sua área de trabalho.




Paleta de cores em formato de 2-bits.
A cor de cada pixel é representada por um número. Cada número corresponde a uma cor na paleta
Profundidade de cor, ou color depth, é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Este conceito é conhecido também como bits por pixel (bpp), particularmente quando especificado junto com o número de bits usados. Quanto maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível.








Sem comentários:

Enviar um comentário